Conventinho SCJ

O Convento Sagrado Coração de Jesus, conhecido como “Conventinho”, teve sua construção iniciada no 2º semestre de 1935, numa área denominada Chácara dos Padres Alemães, esses haviam chegado em Taubaté (SP) por convite da diocese, para ajudarem na formação do clero da região.
Foram construídas três alas (ou pavilhão) e a capela. O Conventinho foi contruído em três estapas. O primeiro prédio teve início no ano de 1971 e foi inaugurado no dia 14 de março de 1973, na data do nascimento do Padre Fundador João Leão Dehon. A segunda parte da construção foi concluída em princípios de 1977. Com mais espaço, os estudantes de Pouso Alegre e Campanha (MG) passaram a morar no Conventinho, isso trouxe maior incentivo ao corpo docente e enriquecimento aos estudantes de Teologia da província, pela convivência e intercâmbio de experiência.   A última ala do conjunto, após dez meses de trabalho foi inaugurada aos 30 de setembro de 1981.


No prédio do Convento Sagrado Coração de Jesus funciona a faculdade Dehoniana. Em 13 de junho de 1980, por Decreto da Sagrada Congregação para Educação Católica, o nosso Teologado foi filiado à Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC), sob o nome de Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus. A partir de 1984, o Conventinho abriu as portas aos fiéis leigos, oferecendo-lhes, no período noturno, em dois anos, um curso de Teologia pastoral visando à formação de lideranças para as paróquias.
O conventinho não se limita aos prédios. Ele carrega uma vida, uma história que transcende ao tempo e às pessoas, que por ali passaram. Em tudo isso, subsiste um imenso desejo de servir à Igreja, de ser fiel ao magistério, os nossos pioneiros.
O Convento Sagrado Coração de Jesus cumpri, ainda hoje, sua missão na Igreja. E não apenas em Taubaté (SP); estará presente em todos aqueles que, - tendo vivido à sombra de suas mangueiras, sob o teto dos antigos prédios (hoje não mais existente), e, agora, nos atuais prédios – encontram-se em algum lugar deste vasto Brasil, servindo à Igreja e aos homens. Este Conventinho, durante os seus 80 anos de existência e, nos setenta e oito anos de magistério teológico (de 1924 até o final de 2002), formou, para a Igreja do Brasil, 384 padres dehonianos e 332 do clero diocesano e de outros institutos religiosos, totalizando o expressivo número de 716 sacerdotes.

Um jeito diferente de ser...
Cada um tem seu jeito de ser. Também os grupos e associações que se unem em torno de objetivos comuns.
Na vida da Igreja não é diferente. Somos respeitados em nossa individualidade, porém convidados  a nos doar ao bem comum.
Nós, dehonianos, somos uma Congregação religiosa que unida na vida fraterna em comunidade professamos os votos de castidade, pobreza e obediência e procuramos viver e testemunhar o seguimento de Cristo numa vida de oblação e reparação.
Temos um jeito próprio de ser na Igreja. Um carisma e uma missão.
Somos alimentados pela espiritualidade do Sagrado Coração de Jesus.


Contemplamos sua misericórdia e procuramos testemunhar seu amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário