Carisma

Em duas palavras:

Amor e Reparação.
 Eis o que nos pede o Nosso Senhor através de nossas obras. Amar ao Pai que tanto nos ama. Amar ao Filho que, em prova de seu Amor para conosco, cumpriu a vontade do Pai, por nós morrendo na cruz. Amor ao Espírito Santo que vela sobre nossas obras, nossos atos de amor. A reparação é entendida como um oferecimento de toda a nossa vida, nossas obras e agir, para reparar, para compensar os corações que ainda não amam ao Coração de Jesus.
P. Dehon 
Sou Oblato!

A intenção inicial e original de Pe. Dehon, ao fundar a Congregação é que ela fosse chamada de “Oblatos do Coração de Jesus”. A “oblação” é o cerne da espiritualidade dehoniana e a sua mística. Oblato é aquele que se oferece sem reservas a Deus, buscando fazer sempre sua vontade. É aquele que abre mão da própria vontade, para fazer a vontade de Deus.
O dehoniano deve ser reconhecido por atitudes que nascem de sua união à oblação de Cristo e que marcam todo o seu ser: disponibilidade, amor à Eucaristia, obediência, espírito de comunhão (sint unum), coragem de arriscar a vida pelo evangelho em favor dos irmãos (sacrifício), solidariedade e gratuidade.
Enfim, o oblato deve ter um coração grande, capaz de acolher, amar e servir. Assim o dehoniano é chamado a ser e a viver.O significado de nosso carisma se resume em uma frase:



“União à oblação reparadora de Cristo ao Pai em favor da humanidade” (Cst 6).

Sou Reparador!

A reparação é o eixo central do "fazer". É o critério que norteia as opções apostólicas.
Fazer reparação significa: "acolhimento do Espírito (cf.1Ts 4,8), uma resposta ao amor de Cristo, comunhão ao seu amor pelo Pai e colaboração com sua obra redentora no mundo" (Constituições, n. 23). O dehoniano faz reparação quando acolhe o Espírito que renova os corações. 
Na Igreja, os dehonianos são chamados a ser servidores da reconciliação (cf. 2Cor 5,17-18).
Por isso, os Dehonianos são chamados a ser...

"Profetas do amor e ministros da reconciliação"(Cst 7). 



     

Nenhum comentário:

Postar um comentário